Skip to main content
Telefonia
Por 15/09/2020
telefonia IP

Saiba tudo sobre comunicação de telefonia IP

Escolher corretamente os serviços de telecomunicação da empresa é essencial para ter uma operação satisfatória no dia a dia. Entre as possibilidades, a telefonia IP merece atenção especial.

Essa é uma alternativa que tem se consolidado com o avanço da tecnologia e que se mostra cada vez mais vantajosa. Com o seu uso estratégico há como obter ótimos resultados e alcançar mais facilmente os objetivos de negócio.

Aproveite a leitura para entender tudo sobre a comunicação de telefonia IP e veja o que ela tem de bom a lhe oferecer!

Afinal, como funciona essa modalidade?

No modelo tradicional de telefonia, a voz captada pelo microfone do aparelho é transformada em um impulso elétrico. Essa informação na forma de sinal é transmitida pelas linha, até que chegue à pessoa do outro lado. Nesse momento, o impulso elétrico se converte novamente em ondas sonoras — o que permite que ouvir o que é dito.

No caso da telefonia IP, o processo é um pouquinho diferente. A voz é convertida em um pacote de dados digitais, que é transmitido online. Por meio da internet, as informações chegam ao destino e são convertidas em voz. Desse modo, estabelece-se a comunicação.

Essa opção usa os chamados Protocolos de Internet, que são conhecidos como IP — e é assim que surge o nome. Por isso, em vez da rede telefônica, só é preciso contar com a internet.

Quais são as vantagens da telefonia IP?

Um dos principais motivos para a escolha desse serviço de telefonia é o seu custo. No geral, a modalidade tradicional consome boa parte dos recursos do negócio, o que espreme a margem de lucro e até causa dificuldades. 

Com a modalidade por IP, por outro lado, o custo por minuto e ligação é reduzido. No final, há como economizar sem precisar abrir mão da comunicação.

Essa também é uma alternativa que oferece bastante qualidade. Com a velocidade certa de conexão, é possível garantir estabilidade na troca de dados e uma comunicação fácil.

Não menos importante, é uma alternativa que tem uma implementação descomplicada. Não é necessário contar com uma rede completa ou diversos equipamentos. Basta que a internet funcione adequadamente e que haja os recursos digitais para fazer (ou receber) as ligações.

Leia este artigo e conheça a solução da Sothis para comunicação de telefonia IP.

É possível ter soluções complementares?

Para aproveitar ao máximo o que a telefonia IP tem a oferecer, também é interessante pensar em recursos complementares. Uma internet de link dedicado, por exemplo, garante a velocidade contratada, evita oscilações e aumenta a qualidade das chamadas.

Um IPABX em nuvem favorece o direcionamento e a gestão de chamadas. Em um contexto de Call Center ou de Contact Center, isso é ideal para ter um desempenho ainda melhor.

Há, também, a chance de contratar um serviço completo de Prime Voz. Mais que ter essa modalidade de telefonia a seu dispor, é possível explorar uma estrutura reforçada. 

Isso inclui a chance de instalar um sistema 0800 ou um recurso de gerenciamento específico. Assim, há como atender às necessidades personalizadas do negócio.

A telefonia IP é uma ótima escolha para economizar, ter qualidade e obter uma atuação diferenciada. Para que o uso da tecnologia seja ainda mais estratégico, vale a pena contratar uma empresa de alta qualidade e que entregue a melhor performance.

Por falar em telefonia IP, veja como contratar um serviço de VoIP e acerte em cheio nessa decisão para sua empresa!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu