Skip to main content
TI
Por 12/11/2020
coleta de dados

TI: descubra tudo sobre uma coleta de dados eficiente

Os dados são um dos ativos mais importantes atualmente, especialmente para as empresas que desejam aproveitar melhor as oportunidades. Ao pensar na estrutura de TI e nas soluções apresentadas, a estruturação da coleta de dados é crucial.

O processo deve ser feito de modo eficiente, sem ferir regras de privacidade e questões semelhantes. Ao mesmo tempo, pode ser executado diretamente pela equipe de tecnologia quanto por times de apoio, como no call center.

Para saber como fazer, veja as dicas essenciais para ter uma coleta de dados eficiente!

O planejamento é essencial para definir os dados e objetivos

O preparo para coletar os dados é uma etapa indispensável para ter sucesso na tarefa. Nesse momento, é preciso definir algumas condições e características, como os dados que devem ser coletados, de que maneira eles devem ser obtidos e qual será o uso deles.

Imagine um call center de cobrança. As informações mais desejadas podem incluir o volume de clientes inadimplentes, os principais motivos da inadimplência, os valores em débito e o quanto já foi recuperado. A partir dessas informações, é possível traçar estratégias melhores de atuação e atingir objetivos estratégicos.

A seleção dos recursos certos facilita a coleta de dados

Para que tudo ocorra dentro do esperado, também é preciso contar com as ferramentas certas. Se a coleta acontecer de modo online, por exemplo, pode ser necessário contratar um link dedicado, que oferecerá desempenho e estabilidade.

Se também for preciso envolver os recursos de tecnologia, pode ser ideal contar com um Pabx e mesmo com a atuação de uma operadora de dados. Assim, há toda a estrutura necessária para deter as informações necessárias.

O gerenciamento adequado das campanhas não pode ser esquecido

No caso de um call center, a coleta de dados costuma acontecer através de campanhas ativas. Por meio do contato com as pessoas de interesse, por exemplo, é possível captar as informações de interesse.

No entanto, não basta criar uma campanha com os recursos certos. É preciso garantir que ela aconteça dentro de certas condições, de modo a oferecer os melhores resultados ao longo do tempo.

Por isso, o ideal é dispor de ferramentas de gerenciamento de campanhas, como os relatórios e os recursos de um Pabx, por exemplo. A partir disso, é possível otimizar a atuação e conseguir melhores resultados.

Veja neste artigo 3 maneiras que separamos para você fazer a coleta eficiênte de dados para sua empresa.

O armazenamento adequado das informações é um imperativo

Tão importante quanto a coleta de dados e o tratamento posterior é o cuidado com a segurança. Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), isso se torna ainda mais importante, já que há novas regras quanto à captação e ao uso de informações sensíveis ou confidenciais.

No geral, o recomendado é desenhar uma estrutura de segurança, com controle de acesso e atuação dentro das boas práticas. Em relação à disponibilidade, um serviço de backup em nuvem é uma escolha conveniente e flexível.

A coleta de dados eficiente é aquela que atende a certos requisitos, desde o planejamento até a segurança completa. Com os recursos certos de TI, é possível atuar de forma estratégica e conseguir o melhor desempenho.

Depois de obter as informações necessárias, saiba como usar a TI para ter uma boa visualização de dados.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu