Skip to main content
Tecnologia
Por 07/11/2019
link ponto a ponto

Saiba mais sobre o link ponto a ponto

A transferência de dados é crucial para os negócios conectados. As informações devem transitar de maneira segura, sem interrupções ou acessos não autorizados. Porém, a movimentação na rede pública traz grandes riscos. Para contornar o problema, existe o link ponto a ponto.

Solução robusta e inovadora, é uma alternativa adequada para a maioria das situações de fluxo de dados. Com a contratação correta, será possível garantir a segurança e conquistar um elevado nível de eficiência.

Para obter o melhor desempenho nesse sentido, veja tudo sobre o link ponto a ponto e entenda como utilizar essa solução!

O que é esse serviço?

Também conhecido como P2P ou peer to peer, o link ponto a ponto conecta dois locais específicos, que podem ou não fazer parte da mesma rede. O objetivo é criar um canal de comunicação exclusivo, no qual os dados transitam com segurança e máxima eficiência.

Por causa de seu funcionamento, serve para conectar diversos sistemas e plataformas, mesmo que diversos. É possível transmitir dados de um recurso para o outro, por meio de uma comunicação direta.

De forma ilustrativa, é como se houvesse um túnel exclusivo para ligar esses dois elementos e permitir que os dados circulem corretamente.

Quais são os benefícios do link ponto a ponto?

A contratação desse serviço é repleta de benefícios e que impactam os resultados que o gestor espera alcançar com seu negócio. Por causa das características relacionadas à exclusividade, há muitos pontos positivos em relação à transferência comum. A seguir, veja quais são as maiores vantagens dessa contratação:

Maior qualidade de banda

Por se tratar de algo exclusivo para quem contrata, o link ponto a ponto oferece muito mais qualidade de banda. Não há congestionamento de dados; e a tecnologia inovadora aumenta a qualidade de banda. Na prática, isso gera maior velocidade na troca de informações e ainda evita que a empresa consuma parte da franquia de internet disponível para suas operações cotidianas.

Aumento da segurança

Como oferece uma conexão exclusiva, esse protocolo reduz drasticamente as chances de a conexão ser interceptada. As informações, então, não são interrompidas, nem caem em mãos erradas, o que poderia causar vários problemas para uma organização.

Facilidade de integração

Graças a essa solução, será viável integrar dois pontos sem nenhuma complicação. É algo que facilita a troca de dados entre filial e matriz, bem como entre sistemas diversos. O link ponto a ponto pode ser usado, até mesmo, com parceiros estratégicos, stakeholders e outros interessados.

Redução dos custos

Tanto por evitar problemas, quanto por garantir eficiência, trata-se de um recurso que ajuda a diminuir os gastos da empresa. Também não será preciso contratar pacotes adicionais de internet; e toda a operação se torna mais funcional, o que leva a um desempenho financeiro bem melhor.

Para que empresas o serviço é recomendado?

O link ponto a ponto pode ser muito útil para qualquer negócio que queira conectar dois pontos e estabelecer um fluxo de dados constante entre eles. Se uma pequena empresa utiliza dois sistemas não integrados, por exemplo, essa já é uma solução adequada, independentemente do setor de atuação.

Além disso, é especialmente necessário para situações que envolvem dados sensíveis. Como eles não devem cair em mãos erradas, esse cuidado ponto a ponto diminui os riscos associados à proteção de informações.

O link ponto a ponto é uma alternativa essencial para que o negócio possa trocar dados de maneira segura e rápida. Com a escolha de um bom serviço para contratação, é possível aproveitar benefícios que vão do aumento de segurança à redução de custos.

Para conhecer muitas outras novidades de tecnologia, curta a nossa página no Facebook e assine nosso canal no Youtube!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu