Skip to main content
InternetTecnologiaTI
Por 20/02/2020

O que considerar ao utilizar um provedor de serviços na nuvem?

Escolher um bom provedor de serviços na nuvem é uma forma de aproveitar ao máximo o que essa computação oferece. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado com alguns aspectos, de modo a conseguir a performance certa.

A ideia é utilizar algumas ferramentas e realizar as análises certas. Dessa forma, é possível fazer o estudo necessário para compreender corretamente quais são os níveis apresentados.

Para não ter dúvidas, veja o que considerar ao usar um provedor de serviços na nuvem e tenha o melhor desempenho.

Analise qual é a estabilidade apresentada pelo serviço

Um dos aspectos essenciais é poder contar com um serviço estável, que funciona quando é realmente necessário. Por isso, seu primeiro passo deve ser considerar qual é a estabilidade oferecida.

Dê preferência a um recurso que atue de maneira contínua, sem sofrer com picos ou instabilidades. Desse modo, fica mais fácil garantir que tudo atue exatamente como o previsto, o que é relevante para chegar ao desempenho esperado.

Confira qual é a segurança ao utilizar um provedor de serviços na nuvem

O uso da cloud computing costuma trazer dúvidas quanto à proteção dos dados virtualizados. Portanto, é indispensável conferir qual é o nível de segurança e de privacidade que é oferecido, em todos os aspectos.

A solução precisa ser confiável e sigilosa, já que dados vazados podem significar perdas, prejuízos e até dificuldades junto aos clientes. Também é importante que a ferramenta tenha as camadas certas de proteção, como por meio da criptografia de dados.

O uso de datacenters seguros, igualmente, faz a diferença e deve estar entre as suas prioridades para a sua escolha.

Entenda neste artigo qual é a diferença entre Pabx convencional e Pabx na nuvem.

Avalie o nível de escalabilidade dos recursos

O provedor de serviços na nuvem ainda deve ser escalável para assegurar um bom desempenho de rede. Graças a essa característica, fica mais fácil fazer com que o recurso se adapte às exigências de crescimento da empresa.

Uma solução que seja adaptável dessa maneira também traz mais versatilidade, o que é essencial para uma boa performance. Para ter certeza quanto a isso, não deixe de verificar a compatibilidade com os sistemas operacionais.

Outro ponto tem a ver com a rapidez. Um servidor que é capaz de entregar resultados com velocidade e eficiência ajuda a manter os níveis de maneira interessante e escalável. Assim, há a oportunidade de se adaptar às exigências.

Pense se o uso dos recursos é econômico e funcional

Vale considerar se o provedor de serviços na nuvem traz uma escolha realmente econômica. Já que ideia é não ter que fazer grandes investimentos em instalações físicas, isso deve se refletir nos custos.

Ao mesmo tempo, é preciso ponderar quais são os níveis de controle e de segurança, pois o desempenho não pode ser deixado para trás. Nesse sentido, é possível garantir um bom nível de custo-benefício.

A utilização de um provedor de serviços na nuvem deve ser feita mediante alguns critérios. Somente dessa forma há como consolidar a performance esperada para todos os recursos que envolvem a estrutura de TI.

Veja neste artigo qual é a importância do backup na nuvem.

Se essas informações tiverem sido úteis, compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus contatos nessa decisão!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu