Skip to main content
TI
Por 09/06/2020
gestão de recursos

Como elaborar gestão de recursos para o TI da sua empresa?

A gestão de recursos de TI é cada vez mais importante, já que tem crescido a dependência dos negócios em relação à tecnologia. 

O gerenciamento efetivo tem diversos interesses, como garantir a aquisição das ferramentas certas e distribuir bem os valores. Também tem a ver com o uso adequado dos talentos e o apoio às estratégias empresariais.

Como é possível perceber, trata-se de algo indispensável para o sucesso do negócio e da implementação de diversas soluções. Por isso, esse processo deve ser realizado corretamente.

Nesse sentido, vale a pena ficar por dentro de algumas dicas para elaborar a gestão de recursos de TI da melhor maneira. Confira!

Defina metas claras e objetivos estratégicos para a área

Criar um bom planejamento é um passo inicial fundamental para alcançar resultados melhores. Por isso, tudo deve começar com uma determinação sobre as metas para o setor de TI.

Entenda qual é o impacto que o segmento tem no restante do negócio e qual é a forma correta de operar. Também é preciso alinhar a atuação nesse segmento com os objetivos estratégicos da empresa, de modo a torná-lo ainda mais relevante.

Nesse momento, vale a pena elaborar um orçamento e definir como tem que ocorrer a alocação dos valores disponíveis e como os componentes devem ser usados.

Estabeleça responsabilidades evidentes na gestão de recursos

A delegação de tarefas é igualmente importante para estruturar essa parte do negócio e conseguir um gerenciamento efetivo. Para que isso seja bem-sucedido, é indispensável determinar corretamente quais são as atribuições de cada pessoa.

É o que acontece ao estipular que certo time será responsável pelo suporte helpdesk, enquanto outros cuidarão da manutenção, por exemplo. As obrigações têm que ficar claras, de modo que cada um saiba o que fazer e como agir.

Veja neste artigo 7 dicas para identificar problemas na gestão de TI.

Contrate bons fornecedores e acompanhe a relação com eles

Uma gestão de recursos de TI efetiva não depende apenas da atuação interna. A escolha de fornecedores adequados também faz a diferença para que todas as necessidades sejam atendidas.

É o caso de selecionar uma boa empresa responsável pela telefonia IP ou por serviços de internet, por exemplo. Inclusive, o mesmo negócio pode fornecer várias soluções, que são integradas ou não.

Tão importante quanto a escolha inicial é ter a certeza de que tudo tem atendido às expectativas. Por isso, é indispensável acompanhar o relacionamento com os fornecedores e ficar de olho nos contratos. 

Assim, é possível definir a melhor maneira de agir para sempre ter o que é necessário.

Defina métricas de acompanhamento para o setor de TI

Para ter visibilidade e segurança na gestão de recursos da área, é recomendado definir métricas e indicadores. Medições como a taxa de disponibilidade ou a velocidade da conexão são apenas alguns pontos interessantes para acompanhar.

Esses valores, inclusive, podem ser atrelados às metas, bem como ser usados como benchmarking. Desse modo, há como tornar o segmento muito mais efetivo e capaz de apresentar resultados adequados.

A gestão de recursos de TI envolve desde o planejamento até o acompanhamento contínuo. Além do mais, é essencial ter o apoio de bons fornecedores para que tudo seja simplificado.

Para não ficar de fora de nenhuma novidade ou dica para o negócio, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu