Skip to main content
InternetTecnologia
Por 03/12/2019
automação de tarefas

Descubra a praticidade da automação de tarefas

Você já pensou em utilizar a automação de tarefas em sua empresa? Muitos gestores e administradores não entendem bem como isso funciona e acredita que trata-se de uma tecnologia só para as grandes companhias.

A automação de tarefas, por exemplo, não se trata exclusivamente de contratar robôs para a sua linha de produção (embora essa tecnologia também faça parte do que é automatizado).

Existem muitas outras maneiras de inserir a automação de tarefas para o dia a dia da sua empresa. Quer ver como? Então siga a leitura do artigo até o fim!

A automação de tarefas pode ser aplicada em qualquer área?

Automatizar uma tarefa significa transformá-la em um sistema que pode ser realizado sozinho, sem a necessidade de um colaborador humano para executá-la. Isso significa, claro, que praticamente qualquer área de trabalho pode receber a automação.

Por exemplo, pense na questão de um call center de prospecção de negócios. Cada vez que um operador precisa parar para consultar um número de telefone e ligar, ele se torna menos produtivo. Se um sistema inteligente estiver a disposição para fazer a ligação automaticamente, a empresa ganha mais produtividade.

Basicamente, toda tarefa que é mecânica, sempre igual e que pode ser controlada por uma interface digital, pode ser automatizada se houver um bom programador por trás.

O que é necessário para estabelecer a automatização de tarefas?

Para conseguir automatizar tarefas dentro da sua empresa, é necessário ter alguns cuidados importantes para aumentar a praticidade da ação e garantir que ela trará bons resultados.

O primeiro cuidado é fazer um estudo para saber se determinada ação pode ou não ser automatizada sem perda de qualidade e com ganho de eficiência. Afinal, não vale a pena automatizar algo que não será feito melhor por um sistema digital.

Em segundo lugar, é importante ter a infraestrutura pronta para poder automatizar o serviço. Por exemplo, imagine um sistema que atue em vários computadores ao mesmo tempo.

Para que ele funcione, é preciso ter um backup de dados em nuvem para alcançar todos os computadores ao mesmo tempo, um bom programador para criar o sistema automatizado e um link dedicado para garantir a conexão que transmitirá as informações entre todas as interfaces (computadores, servidor e sistema).

Em seguida, será necessário criar o sistema de automação, que nada mais é do que um algoritmo que comandará o computador para executar determinada função. O trabalho é feito pelo programador (ou equipe de programadores), que ficarão responsáveis pela manutenção do sistema.

Leia esse artigo para efetuar uma automação de tarefas efetiva.

E depois? O que vale mais a pena fazer?

Por fim, é necessário compreender que o papel de automatização de tarefas realmente traz mais vantagens e praticidades para a sua empresa, mas também exige um cuidado de manutenção e controle para garantir que as coisas funcionam como o esperado.

Além disso, é essencial monitorar o desempenho de toda a infraestrutura necessária para o sistema funcionar, de modo a prevenir problemas e garantir que a automação de tarefas não parará de operar por causa de alguma falha técnica.

Agora que você já viu como é interessante ter um sistema de automação de tarefas na sua empresa, além de entender como ela pode ser aplicada em praticamente qualquer companhia, já pode começar a planejar como usará a tecnologia no seu cotidiano! Antes disso, no entanto, não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu