Skip to main content
Internet
Por 24/09/2020
internet lenta

Como evitar internet lenta em seu escritório?

A rotina de um escritório é muito dinâmica. São várias demandas e atendimentos por dia, que precisam de rapidez para serem entregues com qualidade.

Portanto, não há espaço para uma internet lenta, que atrase todos os processos internos. Mas com tantas pessoas conectadas e realizando atividades ao mesmo tempo, como isso é possível?

Basta alguns cuidados e providências simples, acredite. Quer saber quais são elas? Confira as dicas a seguir e navegue com mais agilidade!

Posicione bem seu roteador

Para começar, é essencial que você deixe seu roteador em um local mais alto, com poucas barreiras ao redor. Assim, o sinal é distribuído de maneira mais precisa por todo o local.

Caso você não tenha essa possibilidade, tente deixá-lo em uma área centralizada no escritório. É importante evitar a proximidade com janelas, umidade e muitos obstáculos, como paredes e estantes. 

Não deixe que qualquer pessoa faça a mudança de lugar e evite “resetar” com frequência. Diante de um funcionamento inadequado, vale a mais a pena procurar outra operadora.

Veja também quais são as principais causas para problemas de conexão de internet.

Escolha equipamentos de qualidade

Muitas vezes o motivo de uma internet lenta é a qualidade dos equipamentos utilizados. Os roteadores são adquiridos sem que tenham sua frequência avaliada e, por vezes, não suportam a quantidade de usuários ao mesmo tempo.

Ou então, as redes não estão bem configuradas nos computadores, o que gera um certo engarrafamento na conexão. 

Lembre-se de que o mais barato nem sempre é o melhor e conte com um fornecedor de confiança. De preferência, que possa auxiliar em questões de instalação e demais configurações. 

Contar com serviços de Tecnologia da Informação na empresa pode poupar muitas burocracias e trazer auxílio mais rápido. Portanto, considere essa questão até mesmo para que seus colaboradores tenham mais respaldo diante de qualquer possível dificuldade.

Fique de olho na segurança 

É indispensável que o roteador do escritório esteja protegido contra invasores. A internet lenta pode ser um sinal de que pessoas indevidas estão conectadas à sua rede, fazendo com que ela fique mais pesada e impedindo a execução de suas tarefas.

Veja se o seu roteador conta com protocolos de segurança, para evitar invasões, roubo de informações, ataques, entre outros. Formule bem a sua senha e tenha a certeza de que somente colaboradores autorizados tenham acesso a ela. 

Confira neste artigo 8 dicas para proteger a sua rede corporativa.

Controle o uso de aplicativos que deixem a internet lenta

Por fim, é muito importante controlar o uso de programas e aplicativos no dia a dia. Downloads pesados e streaming, por exemplo, deixam a internet muito carregada. E, muitas vezes, nem fazem parte das atividades do escritório. 

Portanto, estabeleça regras, limite o uso se necessário e tente usar bons softwares e armazenamento em nuvem para facilitar o compartilhamento de arquivos e informações. Com isso, você verá o quanto a sua navegação mudará para melhor. 

Essas são as principais dicas para colocar em prática e evitar internet lenta no escritório. Compartilhe com sua equipe e comece a reestruturar sua rede para garantir um trabalho eficiente e rápido todos os dias.

E que tal melhorar ainda mais a sua conectividade? Confira 6 passos para organizar uma infraestrutura de TI e implemente mais avanços digitais e tecnológicos em sua empresa!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu