Skip to main content
TI
Por 13/08/2020
e-commerce

Como alinhar as áreas de TI e e-commerce?

O e-commerce está em plena expansão no Brasil, com um faturamento anual de quase R$ 62 bilhões em 2019. Para que esse crescimento sejas sustentável e acompanhe as novidades do mercado, é essencial que o comércio virtual se alinhe com a área de TI.

Com as novas soluções de tecnologia e a união das forças, é possível melhorar os resultados em todos os aspectos. Contudo, tudo precisa ser feito em etapas, para que o alinhamento seja bem-sucedido.

Considerando tudo o que acabou de ler, aproveite para ver quais são os segredos para alinhar as áreas de TI e e-commerce de forma adequada!

Mapeie os processos e as necessidades das áreas

Fazer um reconhecimento da situação é indispensável para entender quais são os aspectos que mais exigem atenção. Nesse caso, a intenção é conhecer os processos e as exigências da área de tecnologia e do e-commerce, em si.

Pense, por exemplo, no atendimento via bate-papo ao vivo. Se houver um grande volume de solicitações, é preciso se preocupar ainda mais com a velocidade de conexão. Com isso, uma das demandas é contar com um serviço estável, disponível e acelerado.

Também é necessário pensar em outros aspectos, como os gargalos principais e as maiores dificuldades. Se a segurança de dados for uma questão, é crucial que o alinhamento traga a solução.

Encontre quais devem ser os pontos de união

Por falar na resolução dessas situações, o mapeamento deve servir para demonstrar quais são os pontos que devem se interligar. Isso significa, principalmente, entender quais são os recursos que vão fazer com que as áreas trabalhem juntas e de forma estratégica.

Pense, novamente, no problema em relação à segurança de dados. Para evitar problemas e perdas, o backup em nuvem pode ser uma solução adequada. Diante da necessidade de conexão rápida, contar com um link dedicado pode ser a melhor alternativa. Dessa forma, é possível fazer com que a tecnologia ajude o comércio virtual de maneira robusta.

Conte com bons fornecedores para alinhar TI e e-commerce

Não é suficiente reconhecer quais são as soluções, se elas não forem escolhidas adequadamente. Por isso, é indispensável ter o apoio de um bom fornecedor para ter recursos que, de fato, atendam às principais necessidades.

Nesse sentido, a empresa contratada deve ter mais que a solução desejada. Um portfólio completo é a melhor alternativa, já que há como centralizar a contratação.

Além disso, é preciso considerar questões como a experiência de mercado, a qualidade dos serviços oferecidos, a integração entre eles e assim por diante. Desse modo, há como obter o desempenho ideal.

Veja neste artigo 4 motivos para capacitar sua equipe de TI.

Implemente e acompanhe de perto a mudança

Depois de definir quais são as soluções ideais para alinhar as áreas de TI e e-commerce, é hora de fazer a transformação. A ideia é implementar os serviços, executar as mudanças necessárias e começar a coletar os resultados.

Todo o processo tem que ser executado de maneira estratégia e bem planejada. Após, convém realizar testes, como identificar se houve melhoria na percepção dos clientes atendidos graças à velocidade, por exemplo. 

Se for preciso, as adaptações ajudam a deixar tudo especialmente eficiente, então vale considerar tais questões.

O alinhamento entre TI e e-commerce aumenta o potencial de atuação, soluciona diversas dificuldades e ainda favorece a experiência do usuário final. Com o apoio de uma empresa de qualidade é possível implementar essa mudança com sucesso.

Veja também quais são as principais práticas de compliance em TI que vua empresa deve se atentar.

Não fique de fora de nenhuma atualização! Curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram, onde apresentamos várias outras dicas e novidades.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu