Skip to main content
TecnologiaTelefonia
Por 28/11/2019
vantagens do Call Center

4 vantagens do Call Center em relação ao Chatbot

O cuidado com o atendimento e o suporte ao cliente é fundamental para o sucesso da marca. Uma das preocupações, inclusive, deve ser disponibilizar diversos canais de comunicação, de modo que cada um possa escolher o melhor. Entre as soluções disponíveis, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as vantagens do Call Center — especialmente, em relação aos chatbots.

Os robôs de conversa automática se tornaram uma febre da tecnologia, mas não precisam ser tratados como unanimidade. Na verdade, o contato direto por telefone permanece altamente relevante e apresenta vários pontos positivos em relação aos chatbots.

A seguir, veja quais são as maiores vantagens do Call Center e entenda em quais aspectos ele sai vitorioso em relação aos chatbots!

1. A resolução de problemas complexos se mostra bem mais facilitada

Os robôs de autoatendimento são desenvolvidos com base em uma programação específica. Ainda que o diálogo soe natural e contemple vários cenários, há uma limitação sobre o que ele pode atender ou responder. Problemas complexos ou que não são reconhecidos entre as opções pré-programadas são bons exemplos de como os chatbots ficam restritos.

Com o Call Center, isso não acontece! O contato com um atendente permite que o profissional reconheça a situação e indique, de maneira personalizada, qual seria a melhor resolução para o caso ou a forma correta de proceder.

2. A interação direta é uma das melhores vantagens do Call Center

O cliente pode até não saber exatamente como funciona, mas a interação com um robô mostra que existe algo de errado na abordagem. Por melhor que seja a ferramenta, não oferece um contato tão direto e humanizado quanto uma chamada telefônica, por exemplo.

Mesmo no caso de usar uma Unidade de Resposta Audível (URA), o contato se torna um pouco mais próximo. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente de interesse e ainda garante que as situações específicas recebam o suporte necessário.

Veja nesse artigo 4 dicas para elaborar um bom script.

3. A satisfação do cliente pode se tornar maior com essa modalidade de relacionamento

Além disso, é conveniente se lembrar da figura central do atendimento: o cliente. Independentemente do motivo do contato, é preciso buscar maneiras de fazer com que as pessoas tenham uma impressão muito auspiciosa do seu negócio. Por isso, uma das vantagens do Call Center é a oportunidade de mudar a percepção do consumidor para melhor.

Com um atendimento bem preparado, eficiente e capaz de resolver os maiores problemas, as pessoas passam a ter uma impressão mais favorável do suporte da empresa. No final, a avaliação da experiência tende a ser positiva.

É claro que não basta apenas ter a estrutura, pois também é preciso treinar os colaboradores. No entanto, é uma vantagem e tanto em relação aos chatbots!

4. A facilidade de contato é outro ponto que pesa a favor do Call Center

É bem verdade que os chatbots estão disponíveis o tempo inteiro. Contudo, nem sempre são fáceis de usar. Alterações no aplicativo ou atualizações no dispositivo móvel, por exemplo, já podem causar dificuldades. No Call Center, nada disso acontece!

O contrato é simplificado e permite que a resolução das questões também venha rapidamente. Ainda é possível contar com uma estrutura de apoio 24 horas, 7 dias por semana, se isso fizer sentido. Assim, o recurso não deve nada aos chatbots.

As vantagens do Call Center incluem a boa experiência para o cliente, a facilidade de uso e o atendimento mais próximo. Com a contratação de uma empresa de qualidade, será bem possível sair à frente dos chatbots.

Leia nesse artigo quais são as 10 métricas de call center para você acompanhar.

E então, ficou convencido sobre as boas possibilidades de ter um Call Center? Se quiser também reduzir os custos com telefonia, aproveite para ver como contratar um serviço de VoIP!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu